Roteiros

Comecei a trabalhar como roteirista para televisão em 1989, na TV Cultura, na série de inserções SOS Consumidor, ceninhas de um minuto sobre os direitos do consumidor, dirigidas e produzidas por Rita Okamura e Nádia Hatori. Em seguida já passei a fazer parte do primeiro Rátimbum, dirigido por Fernando Meirelles. A equipe de roteiristas dirigida pelo Flávio de Souza, meu colega de Pod Minoga, contava também com Cláudia Dalla Verde, com quem depois eu trabalharia em diversas oportunidades. Terminado o Rátimbum prossegui trabalhando na TV Cultura, roteirizando alguns programas como Glub-Glub e Revistinha.

O Rátimbum foi um grande sucesso de público e crítica, ganhando Medalha de Ouro no Festival de Nova York. O prestígio provocou a continuação da série intitulada CASTELO RÁTIMBUM, outro êxito fa TV Cultura, que marcou a programação infantil da televisão brasileira. Este programa dirigido por Cao Hamburger, teve a equipe de roteiristas chefiada por Anna Muylaert

Com ela também fiz parte da equipe de criação da TV CRUJ, parte da programação do Disney Club, programa muito assistido e premiado incluído na programação do SBT durante mais de cinco anos. Ao mesmo tempo trabalhei nos roteiros da primeira temporada de Cocoricó, do Fernando Gomes na TV Cultura. Voltei diversas vezes a trabalhar para este programa, um dos mais duráveis  e bem formatados da televisão para o segmento. O último programa infantil que roteirizei, juntamente com Cláudia Dalla Verde e Edu Salemi, foi Vila Maluca, para a RedeTV!.

A maioria desses programas recebeu prêmios diversos, inclusive em festivais internacionais.

Embora minha especialidade tenha sido a programação infanto-juvenil, elaborei também roteiros educacionais, especialmente para o Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho, cuja direção de criação era assinada por Marcelo Tas.

 

DEPOIMENTOS SOBRE O TRABALHO NA TV CULTURA E NO CASTELO RATIMBUM 

Dionisio Jacob